Em todo esse tendo, havíamos esquecido de falar sobre um mistério que ronda a história humana, a famosa cidade de Atlântida!
Existem um certo consenso, baseado no relato de Platão, de que ela se localizava depois dos Pilares de Hércules (Estreito de Gibraltar, para fora do Mar Mediterrâneo). Esse consenso afirma que ela ficava no meio do Oceano Atlântico, entre a Europa e a América do Norte.
Porém nessa postagem, iremos falar sobre a outra parte do consenso, que afirma que ela se situava no atual deserto do Saara. E é bem interessante!
Essa imagem simula, com base no relato de Platão, de como a cidade seria, com uma parte central, e com 2 "anéis" concêntricos de terra ao redor.
A imagem de satélite abaixo mostra o formato de algo construído e que hoje é apenas ruínas! Repare na semelhança!
Essa estrutura circular se encontra na atual Mauritânea.
A lenda de Atlântida se tornou famosa pelo grego Platão, mas teve seu início no Egito. Um poeta chamado Sólon teria visitado o Egito onde teria conhecido a história, e após 5 gerações, a informação chegou ao famoso Platão! Platão publicou seus relatos nos livros Critias e Timaeus.
De acordo com Platão, o primeiro rei de Atlântida seria Atlas, que seria o primeiro dos 10 filhos do deus dos mares Poseidon.
Os primeiros habitantes desse região era um povo conhecido como Mauri, que depois viraram, nos tempos atuais, os Berber. Eles habitavam (os Mauri) a região do noroeste da África, que antigamente se chamava Mauri, mas hoje é a região do Maghreb, que abrange a Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos e a Mauritânia! Reparem que o nosso Mauritânea vem do povo que ali existia.
Historicamente se conhece o primeiro rei da Mauritânea, e ele se chamava Atlas (sim, assim como no relato de Platão)!
Mas como poderia ser Atlântida se atualmente o local é no meio do deserto?
Um geógrafo e historiador grego, nascido no mesmo século que Sólon e Platão, Heródoto, conhecido como o pai da história, desenhou um mapa do mundo ocidental conhecido, em 450 D.C., onde se mostra na região do Maghreb o local dos Atlantes. Isso colocaria a descoberta abaixo dos Pilares de Hércules!
O local possui exatamente o mesmo diâmetro (23,5 km) do local descrita nas histórias gregas sobre a mitológica Atlântida!
O local também possui a conexão dos "anéis" de água interiores com o mar ao redor!
Assim como no relato de Platão, a parte central também possui um poço que produz água doce, ao contrário de todos os demais na região, que produzem água salgada, provando que há muito tempo atrás, essa região estava abaixo da água.
Nos relatos gregos, em Atlântida havia alguns elefantes, e diversos desenhos foram encontrados na região!
Que essa região já esteve sob a água, isso é um consenso, devido as estruturas das rochas e aos milhares fósseis marinhos já encontrados!
Porém, existem diversas outras estruturas, tanto encontradas via google maps, que mostra estruturas semelhantes ao relato de Platão, mas somente esse possui um rei com o mesmo nome e povo descrito por Heródoto como Atlantes!
Localização no google:
Também estamos aqui: