30 de dezembro de 2016

Os Estados Unidos Sabiam Que o Japão Atacaria Pearl Harbor


Os EUA já sabiam com antecedência do ataque japonês antes de entrarem na Segunda Guerra Mundial? Sim, primeiro provocaram o Japão até onde puderam, depois ignoraram os relatórios dos serviços de inteligência.
Os teóricos acreditam que o presidente Franklin Roosevelt provocou o ataque japonês à base naval dos EUA no Havaí, em dezembro de 1942, sabia disso de antemão e encobriu o seu fracasso para alertar os comandantes de sua frota. Ele aparentemente necessitaria que fosse provocado um ataque a sua própria pátria para que se pudesse declarar guerra contra os japoneses porque o público americano e o Congresso era esmagadoramente contra o fato de entrar na guerra. Os teóricos acreditam que os EUA foi avisado de antemão pelos governos da Grã-Bretanha, a Coréia do norte, Austrália, Peru, e da União Soviética que um ataque surpresa a Pearl Harbor estava sendo programado. Além disso, os americanos tinham interceptado e quebrado todos os códigos importantes dos japoneses no período que antecedeu ao ataque. Ou seja, apesar de terem em mãos dados sobre o ataque muito antes de ele ser realizado, inclusive, detalhes minuciosos da operação contida nos códigos japoneses, o governo americano simplesmente ficou de braços cruzados. O resultado disso levantou a suspeita, obviamente, que Pearl Harbor seria apenas um pretexto utilizado pelo próprio governo para iniciar a guerra.
Os EUA provocaram o Japão a realizar esse ataque principalmente ao cortar e proibir que as Filipinas comercializasse petróleo com empresas e o governo japonês. Os distratos diplomáticos que ocorreram com oficiais e diplomatas japoneses não daria início a um ataque militar, mas ajudou a piorar o clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário