28 de dezembro de 2016

Pirâmide Encontrada no Interior do Estado de São Paulo



Pirâmide no interior do estado de São Paulo? Sim, em natividade da Serra!
Em 2003 o proprietário do Hotel Fazenda Palmeiras, Carlos de Fraia, depois de uma viagem a Grécia e ao Egito, se inspirou para fazer uma pequena pirâmide de pedra em sua propriedade. Ele tinha em mãos um local perfeito, repleto de pedras que poderiam ser usadas na sua construção. Ao começar uma “limpeza” no local, o construtor observou que muitas das pedras possuíam cantos vivo e ângulos retos. Algumas pedras indicavam inclusive que poderiam ser parte de algum tipo de pavimentação. Intrigado com essas pedras visivelmente trabalhadas pela mão do homem, o proprietário do local resolveu chamar o pessoal do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Os técnicos enviados relataram que se tratava de uma formação natural. Já os arqueólogos e geólogos que tiveram acesso ao local discordam dessa opinião, e chegam a afirmar que tais ruínas poderiam pertencer a uma pirâmide construída muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil.
O geólogo e especialista em sensoriamento remoto, Paulo Roberto Martini, chegou a uma conclusão inicial. Essa composição de rochas foi feita pelo homem. O monumento foi descoberto por acaso, numa fazenda no município paulista de Natividade da Serra, nos limites do Parque Estadual da Serra do Mar. São imensas pedras cortadas e empilhadas na forma de degraus até o topo do morro onde elas se encontram.
Numa tentativa de desvendar maiores detalhes do monumento, uma das faces acabou sendo alvo de escavações sem qualquer critério feitas pelos empregados da fazenda, incluindo a remoção de grandes pedras com o uso de tratores de esteira. A lateral da esquerda ainda não foi mexida. Entretanto, outro aspecto intrigante está nos ecos que podem ser provocados. As batidas de um vergalhão de ferro dentro dos buracos que surgiram é possível ouvir a ressonância. Provavelmente o efeito do som refletido numa câmara existente no interior da suposta pirâmide. Usando a barra de ferro como instrumento improvisado foi capaz também de se ter uma noção da largura da parede. Provavelmente ela ultrapasse a um metro.


2 comentários:

  1. em todo o mundo descobriram essas construcoes e porque tentam deixar em oculto?

    ResponderExcluir
  2. Pois é muito melhor manter todos sem o conhecimento, assim são melhores manipulados.

    ResponderExcluir