Brasil tem bomba nuclear?
Se não tem, por quê dentro de uma base militar na Serra do Cachimbo, no Pará, foi construído um túnel com 300 metros para testes nucleares?
O ex-presidente José Sarney contou que, ao assumir o governo, descobriu que havia instalações nucleares na Serra do Cachimbo, no oeste do estado do Pará. O ex-presidente afirmou que o assunto era "segredo de Estado", e por isso não podia ser divulgado. Também em entrevista ao programa, José Luiz Santana, que substituiu Rex Nazaré Alves na presidência da CNEN, afirmou que mais de 50 equipes chegaram a ser mobilizadas para fazer a bomba, artefato que teria potência equivalente às ogivas nucleares lançadas pelos Estados Unidos no Japão.
Só em 1990 foi fechado um túnel construído clandestinamente para a realização de testes nucleares na Serra do Cachimbo. O presidente Fernando Collor de Mello, em ato público no início de setembro, colocou simbolicamente uma pá de cal sobre a entrada do buraco e ordenou sua destruição (haveria uma suposta detonação de um "artefato nuclear" no dia 7 de setembro do mesmo ano). Os militares esconderam do presidente a existência de um segundo túnel, que estava pronto para um "teste", túnel esse que foi destruído alguns meses depois.
O túnel concretado que fora escavado numa encosta e possuía mais de trezentos metros de profundidade, cuja confecção fazia parte do Programa nuclear paralelo. Collor, em ato público no início de setembro de 1990, colocou simbolicamente uma pá de cal sobre a entrada do buraco e ordenou sua destruição.
Também estamos aqui:
https://historiaalternativadomundo.blogspot.com.br/
https://www.youtube.com/channel/UCj6LpnjPw5TiZTKFY5bXDVQ
https://twitter.com/hist_alternativ
Nenhum comentário:
Postar um comentário